sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A radiação do dipolo e de cargas em movimento

aqui referi que, apesar de tanto Poincaré como Born se mostrarem convictos de que seria necessário alterar radicalmente os fundamentos da física de modo a ter em conta a fórmula de Planck para a radiação do corpo negro, foi Heisenberg, no seu artigo Reinterpretação quântico-teórica das relações cinemáticas e mecânicas, quem ousou propor os novos princípios. No primeiro parágrafo podemos ler:
«O presente artigo procura estabelecer uma base para a mecância quântica teórica fundada exclusivamente sobre relações entre quantidades que em princípio são observáveis.»
O autor fez ainda notar que, como não é possível associar uma posição de um electrão a um ponto do espaço, considerada como uma função do tempo, por intermédio de quantidades observáveis, seria prudente tentar descrever a emissão de radiação originada no seu movimento.
Dada a importância histórica dos resultados expostos, trata-se de um daqueles textos cuja leitura é obrigatócia para quem decida enveredar pelos trâmites da física moderna teórica. Enquanto tentava seguir este preceito, encalhei logo no primeiro ponto com as expressões que descrevem, de acordo com a teoria clássica, a radiação de um electrão (uma carga) em movimento. Trata-se de um daqueles resultados que nos são porventura referidos numa aborrecida aula de electromagnetismo, ao qual não prestamos qualquer atenção porque a respectiva demonstração levaria várias aulas a expôr devido aos detalhes técnicos. Como aí era tratado de forma vulgar, decidi fazer uma pequena investigação e preparar umas notas que permitem indicar um caminho para atingir esse fim. Dei-lhes o título A radiação do dipolo e de cargas em movimento. Estão longe de serem satisfatórias do meu ponto de vista, carecendo de detalhes algébricos, mas condensam uma série de ideias desenvolvidas no âmbito do electromagnetismo clássico.
Com um dispêndio considerável de tempo consegui identificar aquele que me parece ter sido o primeiro artigo no qual é tratada a radiação do dipolo, com importância prática no seio da teoria das antenas de rádio. Trata-se do As forças das oscilações eléctricas tratadas de acordo com a teoria de Maxwell, trabalho realizado por Hertz, aquele que publicou pela primeia vez resultados demonstrativos da existência de ondas electromagnéticas e descobriu o efeito fotoeléctrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário