sábado, 7 de maio de 2011

Sobre a Teoria dos Quanta (por Henri Poincaré)

Traduzi o artigo Sur la Théorie des Quanta de Poincaré em Sobre a Teoria dos Quanta (seguir ligação para a tradução), como aparece nos Comptes Rendus de l'Académie des Sciences, 1911. Um outro artigo com o mesmo título, estendendo a análise deste, publicou-o no Jounal de Physique théorique et appliquée, série 5, 1912.
Segue a introdução do primeiro artigo:


Sabemos que M. Planck foi levado pelo estudo da radiação do corpo negro a enunciar uma hipótese conhecida pelo nome de teoria dos quanta. De acordo com esta teoria, os elementos dos quais se deve a radiação dos sólidos incandescentes e que se assemelham a osciladores hertzianos, só podem ganhar ou perder energia por saltos bruscos de modo que a energia de um tal oscilador será sempre múltipla de uma quantidade fixa caracterizando o comprimento de onda deste oscilador e designada por quantum; esta energia será então sempre igual a um número inteiro de quanta.

É fútil fazer notar o quanto tal concepção se afasta das ideias habitualmente aceites porque as equações da física cessam de ser descritas pelas equações diferenciais. É natural que sejamos levados a escapar-nos a esta consequência, sem falar dum rol de dificuldades de detalhe e que nos questionemos se não existirá um meio de explicar doutro modo os factos. Investiguei se não poderemos chegar à lei de Planck por outras hipóteses e cheguei a um resultado negativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário